quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

sequência didática: o solo e a sua fertilidade

E para a inauguração desse meio de comunicação, postaremos a primeira atividade realizada após o contato dos alunos com a elaboração de um blog 

Sequência didática: O solo e a sua fertilidade


O solo: Tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta. É dele que vêm os alimentos. Esse é formado por rochas, por meio dos elementos do clima, como a chuva, o vento a temperatura. O tempo também influencia na formação e transformação do solo, pois por meio dele e dos organismos vivos, as rochas vão se transformando.  O solo é composto por água, ar, material orgânico (pequenos animais) e mineral, esse componentes estão todos misturados uns aos outros.

Vídeo - Conhecendo o solohttp://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ

1° momento: Discutir com os alunos os diferentes tipos de solo existentes.
Os diversos tipos de solo:
O solo possui características diferentes, portanto existem diversos tipos de solo.
 Solo Argiloso: Tem consistência fina, é impermeável a água. Bom para a prática agrícola, em especial o café. Um dos principais exemplos desse solo é a terra roxa.

Solo Arenoso: Sua consistência é granuloso igual a areia, sendo permeável a água.
imagem retirada de- http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/gergelim/arvore/CONT000gkv1h5yr02wx5ok0xkgyq5gl9y9p2.html



Solo Humoso: Possui grande concentração de material orgânico em decomposição. È extremamente fértil, rico em nutrientes para as plantas.
Imagem retirada de - http://www.pedologiafacil.com.br/curiosidade.php

Solo Calcário: Formado por partículas de rocha é um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Não é bom para o plantio, sendo muito comum em régios áridas como o deserto.



2° momento: Atividade prática relacionada ao tema:

- Os alunos devem se dividir em grupos e terão como tarefa plantar feijões em diferentes tipos de solo. A partir disso:
- Observar o tempo que o feijão levara para brotar;
Cada grupo deverá postar no blog as fotos com o percurso de desenvolvimento de seu feijão, e as anotações feitas por eles. Se quiserem fazer um vídeo também pode.
Realizar com os grupos uma análise sobre a tarefa dada a partir de algumas perguntas:
- Quais foram os solos utilizados?
- Em qual o feijão cresceu mais rápido?
- Qual demorou mais?
- Discutir porque o feijão brota em alguns solos e em outros não?

-  Ao final montar um link no blog, em que cada grupo (ou aluno que desejar escrever) apresentará suas impressões acerca da atividade dada, a sua importância e o que de mais significativo ficou para eles.

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